A importância das cores para a sua marca e seus significados.

CORES-PSICOLOGIA-DAS-CORES Você pode até achar que as cores de uma marca são escolhidas sem nenhum critério, mas é uma das coisas mais pensadas antes da construção de um logotipo e/ou identidade visual.

Para um produto ser interessante, não apenas seu conteúdo é importante, mas sua embalagem, ou seja, seu visual, é a chave mestre para atrair novos clientes e mantê-los interessados. As cores não deixam de fazer parte dessa composição. Segundo estudiosos, a psicologia das cores é essencial quando se pensa em uma marca de sucesso. Diferentes cores podem representar diferentes significados e despertar diferentes sensações ao consumidor.

Segundo pesquisas, 84,7% dos consumidores julgam as cores de um produto mais importantes do que outros fatores e 93% deles analisam as cores de um produto no momento da compra. Isso mostra que, no processo de decisão de compra, o visual fica com a maior parcela de “culpa” quando o quesito é convencer o consumidor.

Ao decorrer do tempo, estudos realizados identificaram que cada cor possui um significado e causa um efeito diferente no consumidor. Confira alguns exemplos:

Vermelho: Ativa, apaixonante e emocionante. Por estimular a energia, causa sentimentos como aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão sanguínea. Estimula a tomada de decisões rápidas e a confiança. Por ser uma cor forte, acaba sendo utilizada principalmente por redes de fast food que, por dependerem da decisão rápida de seus clientes, acabam usando a cor vermelha como um artifício para atrair, mas ao mesmo tempo afastá-los de seu negócio o mais rápido possível, possibilitando a vinda de mais clientes.

Azul: Ao contrário da cor vermelha, o azul representa calma, confiança e estimula decisões tranquilas. Aumenta a criatividade, a contemplação e a espiritualidade de seu produto, marca ou ambiente.

Amarelo: É a mais energizante das cores. O amarelo torna as pessoas mais falantes e estimula o intelecto. Também ativa sentimentos de esperança, mudança e otimismo.

Roxo: Representa sucesso e sabedoria. Ativa a parte do cérebro responsável pela resolução de problemas e criatividade. É uma cor ligada à nobreza, ao sucesso e à sabedoria.

Verde: Como símbolo da fertilidade, a cor verde destina-se a representar o crescimento, a estabilidade e a vitalidade. É uma cor equilibrada e rejuvenescedora. É uma cor muito utilizada por hospitais, inclusive em seus uniformes, por representar calmaria e positividade.

Laranja: A mistura de vermelho e amarelo garante ao laranja todas as características de ambas as cores, porém de forma muito mais equilibrada. O laranja é uma cor alegre, expressiva e que representa calor, excitação e entusiasmo. É uma cor muito ativa e estimulante.

Em 2003, um estudo realizado por Joe Hallock, em 22 países, confirmou o azul como cor preferida tanto dos homens como das mulheres. Já em relação às cores menos favoritas, 27% dos homens disseram que a cor que menos gostam é o marrom e 33% das mulheres disseram que detestam o laranja.

Portanto, na hora de escolher a cor de sua marca, nada disso pode ser deixado de lado, certo? Que tal consultar a WeHype e descobrir um pouco mais do que podemos fazer por você? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de imagem gratuito da sua empresa!