Entenda o motivo pelo qual o Facebook homenageou “Harry Potter”.

HP Durante o ano de 2017 o facebook completou 13 anos online. Ou seja, ele esta na vida da maioria das pessoas a muito mais tempo que qualquer outra rede social. Embora existam outras redes mais velhas, como por exemplo o Twitter, o Facebook continua sendo o maior meio de conexão mundial.

Podemos atribuir a longevidade do Facebook a diversos fatores como por exemplo a parceria com diferentes aplicativos, trazendo a você a facilidade de se conectar através do Facebook sem a necessidade de fazer um cadastro para aquele aplicativo. O objetivo é claro: caso você queira desativar a sua conta na rede social irá sentir falta dela mais tarde quando acessar qualquer um destes aplicativos.

Outra medida que o Facebook toma para manter seus fãs é cativá-los constantemente. Ontem, dia 26, o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” completou 20 anos. A rede social aproveitou a quantidade de fãs da saga para se aproximar ainda mais do público: Ao escreverem o nome da saga, ou das diferentes casas que compõem a história, uma pequena animação aparecia na tela. Parece bobagem, mas este tipo de medida, assim como a criação de vídeos comemorativos de aniversário, faz com que o usuário crie uma espécie de carinho pela rede.

Por menor que seja, o investimento em detalhes como os botões de reação garante à empresa uma maior interatividade do usuário com o seu sistema. Além dos tradicionais “Curtir”, “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”, a empresa investe sazonalmente em reações destinadas à uma causa ou data comemorativa. O botão de “Gratidão”, incluído pela primeira vez ao leque de reações em 2016, tinha o intuito de homenagear o Dia Internacional da Mulher e destinou-se a “agradecer” as mulheres de nossas vidas. Já neste ano, a rede investiu numa causa igualmente nobre incluindo na funcionalidade o botão de “Orgulho”, deixando ainda mais claro seu apoio em relação à diversidade.

Personalizar a experiência do usuário garante com que ele retorne ao seu sistema e fidelize-se a ele, já que sabe que ali poderá encontrar funcionalidades e ferramentas que atenderão suas necessidades de comunicação ou entretenimento.