Entenda o que há de tão especial com esta campanha publicitária.

Nas últimas semanas, a campanha publicitária da ONG “Word for All” está conquistando corações e comovendo famílias ao redor do mundo. Nas imagens divulgadas são mostrados diferentes tipos de famílias, porem, com um diferencial visual incrível.

blog interior

Antes de falarmos mais sobre, vamos te explicar brevemente o que é Gestalt. Esta palavra de origem germânica significa “forma” ou “figura” e faz parte de um estudo psicológico sobre a percepção humana em diferentes situações. Em resumo, o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

Resumindo, em um mundo visual tão complexo, nossa mente sempre vai procurar uma solução conhecida e mais simples para solucionar problemas. É por isso que muitas vezes vemos imagens como “carinhas” em locais como tomadas. Nosso cérebro procura uma solução que conhecemos ao identificar formas abstratas.

Voltando a campanha da “Word for All”, são colocadas diferentes famílias na borda da imagem, em tom mais escuro, isso cria um espaço vazio no centro da imagem, um espaço que nosso cérebro irá tentar preencher com uma imagem conhecida, especialmente porque temos uma cultura de olhar primeiro o centro de qualquer situação. É neste momento que nos damos conta de como esta campanha é incrível. As pessoas ao redor da foto foram colocadas de forma que a imagem central se pareça com algum animal disponível para adoção na ONG. A ideia é mostrar que qualquer família tem espaço para um animal.

Conheça mais sobre o trabalho da ONG em: worldforall.co