Halloween: Uma oportunidade de ouro para as grandes marcas.

pepsicokehalloween_475x333 O Halloween, originalmente, não tinha nenhuma relação com as bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Com o passar do tempo, as tradições pagãs e cristãs foram se misturando dando origem ao que hoje conhecemos como Halloween.

O modo que o dia é comemorado hoje pouco tem a ver com suas origens, restou-se apenas uma alusão aos mortos, mas representado de uma maneira muito diferente do que era antes. Um dos elementos que mais popularizou-se foi o hábito de fantasiar-se para as comemorações do Halloween. No mundo todo e, principalmente, na América do Norte, o costume vem acompanhado com o costume das crianças recolherem doces pelas casas da vizinhança usando a frase "Doçuras ou Travessuras".

A festividade trouxe, então, artifícios que começaram a ser utilizados pelas grandes marcas em propagandas e anúncios realizados durante o mês de outubro. Grandes empresas como Coca-Cola, Heineken, McDonald's e Burger King utilizam do Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, para implementar ações que promovam a marca de maneira diferente e divertida. As duas últimas, por exemplo, estiveram envolvidas em uma ação que causou burburinho na mídia.

A companhia de fast-food Burger King quis espetar sua maior concorrente e alterou pequenos detalhes em um restaurante localizado em Nova Iorque para "assustar" seus clientes.

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O restaurante utilizou panos brancos para tapar todo o prédio e nele imprimiu o famoso logo da empresa rival com seu nome pichado à mão. Num letreiro, encontrava-se uma mensagem inusitada: “BOOOO!!! Brincadeira… nós ainda grelhamos os nossos hambúrgueres. Feliz Halloween”. Uma indireta à opção do rival de fritar os alimentos.

Um dos casos mais falados e interessantes aconteceu em 2013 quando a Pepsi utilizou uma latinha envolta em uma capa com as características de sua maior rival, a Coca Cola, acompanhada de uma frase "Desejamos a você um Halloween assustador!"

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A rival então alterou a arte publicada inserindo a frase "Todo mundo quer ser um herói!", dando uma resposta curta e direta para a provocação que ganhou as mídias da época.

A utilização de dias comemorativos e ideias inusitadas e despojadas é uma das ferramentas utilizadas pelas grandes empresas para alavancar suas vendas, reafirmar a importância de sua marca no mercado e garantir que não sejam esquecidas.

No Brasil, nunca houve casos semelhantes e, por enquanto, ficamos apenas com as festas e fantasias. Feliz Halloween!