Por que no Brasil, o dia dos Namorados é comemorado dia 12 de Junho?

WhatsApp Image 2017-06-12 at 15.20.46 Conhecido como o dia mais romântico do ano, no dia 14 de fevereiro é comemorado quase mundialmente o Valentine’s Day, o nosso Dia dos Namorados. Porem, no Brasil, desde 1948 nós comemoramos a data no dia 12 de Junho. A data coincide com a véspera do dia de Santo Antônio, o que faz com que muitas pessoas acreditem que este é o motivo da nossa celebração ser tão diferente do resto do mundo. O que poucos sabem, é que esta data esta muito mais ligada a razões comerciais do que religiosas.

A ideia de estabelecer a comemoração de “Dia dos Namorados” durante o mês de Junho veio de um publicitário! Dono da agência Standart Propaganda, o publicitário João Doria (pai do atual prefeito de São Paulo) foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de aumentar as vendas do mês de Junho, considerado o pior mês de vendas do ano. Devido ao sucesso evidente do dia das mães, Doria teve a ideia de criar uma data que estimulasse a troca de presentes, assim, teoricamente, as vendas seriam dobradas. Aproveitando a popularidade do santo casamenteiro, a data escolhida foi dia 12.

A primeira propaganda criada para a data possuia o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor” e frases como “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A campanha foi julgada como melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de propaganda, pois estimulava a compra de presentes para que fosse provado o amor. Afinal, que casal gostaria que seu amor fosse colocado a prova?

No ano seguinte a campanha se repetiu na mesma época, e dessa vez em mais estados, conquistando o coração dos apaixonados em âmbito nacional. Atualmente, o dia dos namorados é a terceira melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Está vendo o poder da publicidade? Imagina o up que podemos dar no seu negócio! Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito de sua empresa.